Chapeuzinho Vermelho e o arco-íris - Uma história sem lobo! Marcia Muraco Schobesberger
Edição de 2006
Editora Formato
Editora Formato
Uma releitura do conto infantil "Chapeuzinho Vermelho" em que a progressão do enredo é acompanhada pela progressão de cores, culminando com o arco-íris no capítulo final. Destaque para as ilustrações da própria autora, feitas com colagens de papel e tecido.
Na imprensa: "Fábula solidária — Chapeuzinho Vermelho ganha versão sem a maldade do Lobo Mau.
Acaba de chegar às livrarias Chapeuzinho Vermelho e o arco-íris, uma história sem lobo, da advogada paulista Márcia Muraco Schobesberger. Inspirada na fábula clássica, a autora atendeu a um pedido dos seus três filhos, Stefano, Chiara e Maria Luisa, e tirou da história o Lobo Mau. Pelo senso de justiça e igualdade, a autora transformou a solitária Chapeuzinho num time de muitas crianças solidárias, cada uma delas de uma cor diferente.
No lugar do medo e do lobo, entram a esperança e o companheirismo. 'A história foi nascendo à medida que eu a reinventava, sempre deixando o Lobo Mau de fora', diz Márcia. O seu objetivo, porém, não era simplesmente poupar as crianças do sentimento de medo, mas ir além disso. 'Eu acredito que o outro, o estranho ou o diferente, não tenha de ser apavorante. Pode ser belo, amigo e companheiro', diz ela. A história é conduzida a partir das cores do arco-íris, que dão nomes aos capítulos. Para a autora, que também criou as ilustrações do livro, o respeito à diversidade é algo que as crianças devem aprender desde muito cedo. 'É fácil lidar com o que é igual; o difícil é conviver com as diferenças'." (IstoÉ, 1937-6/12/2006)
Fonte: http://www.editorasaraiva.com.br/obrasDetalhes.aspx?arg=3400
Confira:
Download disponível em:
http://solivrinhos.blogspot.com/2010/02/chapeuzinho-vermelho-e-o-arco-iris-uma.html
Proposta de atividade:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/937-2.pdf
4 de maio de 2010 às 20:18
Fiquei curiosa pra ler esse livro, Gabe!
Mas eu sou um tanto quanto chata com relação a clássicos... Pra mim, eles são meio que 'intocáveis'. Claro que sempre tem umas releituras que deram certo, como a do 3 porquinhos que o lobo não era mau, ele só queria um pouco de trigo. Mas tirar o lobo da chapeuzinho vermelho é como ver o titanic sem o iceberg...
Mas legal a iniciativa dela, é muito importante fazer com que as crianças convivam desde cedo com as diferenças.
Beijocas.
5 de maio de 2010 às 23:49
Oi Jujuba... Que bom receber mais um comentário seu...
Melhor ainda saber que ficasse curiosa pelo livro.
Existe um link no final do post com o livro digitalizado, fique à vontade para baixar e ler.
Caso consigas ler, podes até voltar e deixar aqui as tuas impressões sobre a obra!
Beijão e boa semana de estágio!