Criança pede respeito: temas em educação infantil - Altino José Martins Filho (Org.)
Sinopse:
Os estudos reunidos neste livro apontam para uma concepção de criança como um pequeno cidadão, como uma pessoa que vive em uma sociedade, que produz cultura e cujas diferentes linguagens precisam ser ouvidas e respeitadas pelos adultos. Uma concepção que representa, pode-se dizer, um avanço de idéias dos grandes pensadores como Montessori e Freinet. A cultura, compreendida como construção social e histórica assim como a mediadora dos educadores são abordados, nos textos como temas centrais no trabalho com bebês e crianças. Vale ressaltar o fato de que os capítulos referentes a culturas da infância, à organização do espaço nas creches e ao desenvolvimento infantil baseiam-se em exemplos concretos de brincadeiras e falas de crianças e educadores em instituições de Florianópolis, dando colorido especial à fundamentação teórica.
Segundo os autores, além disso, conceber a criança dessa forma requer melhor formação dos profissionais, no sentido pedagógico, e sua valorização em termos de carreira – o que só pode ser conquistado no âmbito das leis e das políticas públicas. Um dos capítulos discute com seriedade essa questão de forma simples e com clareza de linguagem, os autores conseguem dar expressões a suas idéias com profundidade e concretude. Sobretudo no leitor a forte convicção de que o repensar das propostas em educação infantil deve mais em conta os próprios bebês e crianças do nosso tempo. Uma razão forte para dizer que se trata de uma importante leitura para pais e professores.
Confira:
Site da editora:
https://editoramediacao.websiteseguro.com/detalhes_livro.php?id=99
Segundo os autores, além disso, conceber a criança dessa forma requer melhor formação dos profissionais, no sentido pedagógico, e sua valorização em termos de carreira – o que só pode ser conquistado no âmbito das leis e das políticas públicas. Um dos capítulos discute com seriedade essa questão de forma simples e com clareza de linguagem, os autores conseguem dar expressões a suas idéias com profundidade e concretude. Sobretudo no leitor a forte convicção de que o repensar das propostas em educação infantil deve mais em conta os próprios bebês e crianças do nosso tempo. Uma razão forte para dizer que se trata de uma importante leitura para pais e professores.
Confira:
Site da editora:
https://editoramediacao.websiteseguro.com/detalhes_livro.php?id=99
3 de outubro de 2010 às 14:03
adorei a leitura do livro organizado por Altino Martins, a coletânea é uma importante referência para o campo da educação infantil...
O autor tem diversos trabalhos com a temática.
Parabéns pela divulgação.
Marcela - Minas Gerais
3 de outubro de 2010 às 20:22
que legal, adorei o blog, cheguei até vcs quando procurava um texto de Altino e ai que feliz idéia divulgar o livro dele. Adoro seus esritos, realmente são para professores e fazem a diferença, né.
Beijos e continuem postando atualidades deste autora maravilhoso...
aguardo e entrarei no blog sempre...
parabéns colegas...
2 de novembro de 2010 às 20:20
Recomendo o livro para todos os professores de educação infantil, a leitura é prazerosa e significatriva para pensarmos na educação das crianças.
abraços
23 de novembro de 2010 às 09:09
Bom dia!! adorei o blog.Sou professora e vou fazer o concurso para professor da educação infantil no Rio de Janeiro e vou precisar ler esse livro, e no momento estou desempregada e não tenho condições de comprar!!!!!!!!
Se alguem puder me enviar algum material por email sobre educação infantil.
Desde já agradeço a todos .
lindo o blog Parabéns!!!!!!!! precisamos lutar pela educação!!!!! abraços!!!! professora Vanessa na luta pela educação email nessa.paulo@gmail.com
26 de novembro de 2010 às 19:36
olá colega, que legal seu blog
uso muito os trabalho do professor e escritor Altino, sabes que já ouvi uma palestra dele em Floripa no EducaSUL.
trouxe ele para dá formação em meu município e as professoras adoram sua força estimuladora pela educação das crianças pequenas.
PODERÍAS POSTAR MAIS ARTIGOS DELE EM SEU ESPAÇO AQUI.
se tiveres mais informações sobre o trabalho deste autor coloque para nós.
quem sabe fazer uma entrevista com ele.
abraços e aguardo
29 de novembro de 2010 às 02:35
oi colega, legal encontrar o livro organizado pelo professor ALTINO MARTINS, este escritor tem muitos artigos na revista pátio, tenho todos e agora a escrita dele, realmente recomendo o livro e tem mais um dele que é infâncial plural, muito bom também.
Parabéns pelo blog e pela divulgação desde livro que é excelente para nós professores da educação infantil e ensino fundamental.
abraços
5 de dezembro de 2010 às 23:22
muito interessante seu blog, adorei encontrar aqui o livro de Altino José Martins, assisti sua palestra na UDESC em 2009 e achei magnífica a ideia de reunir em um só livro pesquisas do NUPEIN, núcleo promissor em pesquisas com crianças. Ele organizou outro livro, no momento está sendo reeditado, pois encontra-se em edição esgotada, Infância Plural...poderias também difulgar, recomendo muito a leitura dele para professores de ambas as áreas do ensino básico. Parabéns pelo trabalho...
5 de dezembro de 2010 às 23:33
como faço para adquirir este livro, achei muito interessante os comentários, deve ser muito bom.
podes me fornecer informações do autor.
abraços
pudggf@hotmail.com
18 de dezembro de 2010 às 02:15
olá colega, gostaria de agradecer, vi este livro aqui com os comentários e acabei comprado. Fooooooooooooooooi, ótimo, pois o livro é excelente, parabéns pelo blog.
26 de dezembro de 2010 às 16:25
olá colega, parabéns pela indicação. Estava procurando algo em torno do respeito as crianças, para um formação de professores que irei assumir agora em fevereiro e cheguei em seu blog, comprei o livro e me abriu vários caminhos para pensar a educação das crianças pequenas. Inclusive fui atrás de outros trabalhos de Altino José Martins Filho e vi que o autor tem vários artigos na revista pátio educação infantil, adorei todos e estou usando bastante em meus trabalhos com as professoras. Ele escreve como um professor de sala, descobri que ele é professor de crianças pequenas em Florianópolis, muito bom. Parabéns a vc e ao Altino Martins.
Abraços e aguardo novidades do autor...
6 de janeiro de 2011 às 21:26
a leitura desse livro foi excelente e recomendo para todos os professores do Brasil, parabéns Altino Martins e demais autores....adoreeeeeeeeeeeeeeeei!
20 de janeiro de 2011 às 19:20
OLÁ PESSOAL!
EU AINDA NÃO TENHO ESSE LIVRO MAS GOSTARIA DE SABER SE ALGUÉM PODE ME ENVIAR OU ESCLARECER DE ACORDO COM MARTINS FILHO (2006, P.18) A SOCIALIZAÇÃO PODE SER VISTA COMO:
REPRODUTIVA E INTERPRETATIVA
IMPOSTO E DETERMINADO
NATURAL E FUNCIONAL
ADAPTATIVO E ESTUDANTE
FIZ UM CONCURSO PÚBLICO MAS ESTOU QUERENDO ENTRAR COM RECURSO. GOSTARIA QUE VCS ME AJUDASSE. A RESPOSTA DO CONCURSO É A REPRODUTIVA E INTERPRETATIVA, OK
VOU DEIXAR MEU EMAIL: gabrielly1979@hotmail.com
SEM MAIS,
OBRIGADA!
8 de fevereiro de 2011 às 12:30
Querida colega, tenho lido bastante as obras que Altino Martins Filho escreve, acompanho intensamente seu trabalho. Ele possui muitos artigos, na pátio tem um sobre relações sociais e pedagogia. De acordo com a leitura que faço vejo que Martins Filho utiliza-se do referencial de Corsaro e Sarmento, sociólogos da infância e com certeza a resposta do concurso é a "reprodução interpretativa". A criança reproduz de maneira interpretativa a cultura do adultos. O conceito de reprodução interpretativa encontrar no livro "Infância Plural" de Altino Martins. Obra excelente para nós professores de Educação Infantil.
abraços e até
8 de fevereiro de 2011 às 12:34
Estive nesta semana com o professor Altino José MArtins Filho em Esteio. Assisti sua palestra sobre Vida Cotidiana na Escola de Educação Infantil gostei muito e resolvi postar um comentário de quanto este professor-pesquisador vem contribuindo com a educação da crianças bem pequenas e pequenas.Vou comprar seu livro e o recomendo à todos...
Parabéns Gabriela por recomendar o livro desde autor.
abraços e nos traga mas referência dele, parece-me de tem mais livros, não?
Maria Cláudia - Professora Esteio
9 de fevereiro de 2011 às 13:18
E ai colega Gabriela, que ótimo sua recomendação. Visitei seu site e li os comentários a respeito do livro, comprei e adorei a leitura.
Os autores são demais né, escrevem de maneira que nos profesores nos vimos em suas reflexões.
Parabéns pelo seu blog colega.
abraços
12 de fevereiro de 2011 às 11:13
E aí colega que legal este livro. Adorei sua indicação.
Sabes se existem outras referências de Altino e Fernanda que possa me ajudar a pensar o cotidiano da creche?
Aguardo e parabéns pelo blog, voltarei sempre....
Maria Helena
18 de fevereiro de 2011 às 14:25
simplesmente adorei a indicação de leitura, que ótimo seu blog...
Parabéns...
Marinha
20 de fevereiro de 2011 às 19:20
Estou hoje terminando de ler o livro que vi como indicação em seu blog que sorte ter comprado, adorei e gostaria de agradecer sua indicação...abraços e parabéns
Vânia pedagoga
20 de fevereiro de 2011 às 20:19
Olá visitantes!
Agradeço de coração todos os comentários e desde já peço perdão pela demora em retorná-los! A última fase do curso de Pedagogia, a coordenação do Projeto Social Sábado Criativo e agora o novo emprego com a educação nos anos iniciais tomaram grande parte do meu tempo.
Mas agora reservei um tempo para dar um retorno a cada comentário acima:
Marcela Moreira:
Que bom saber que uma mineira visita meu blog! Ainda não consegui fazer a leitura da obra todo do livro acima, mas postei justamente para divulgá-lo e para que eu possa também organizar a minha leitura. A indicação do mesmo foi feita pela professora Arlete de Costa da Universidade Federal de Santa Catarina.
Anônimo:
A seu pedido e a outros, estou providenciando um novo post com outra obra organizada pelo autor, em breve divulgo aqui o link.
Carlos Moura:
Como você, também recomendo o livro para todos os professores, mas não só os de educação infantil, acho que a leitura também é válida para professores dos anos iniciais.
Anônimo - Vanessa:
Paula anotei seu e-mail aqui. Tenho alguns materiais sobre a educação infantil mas gostaria de saber quais são as temáticas dos concursos do RJ, assim envio apenas materiais que te sejam úteis. Caso queiras fazer contato por e-mail, meu endereço é gabiruzinha2@yahoo.com.br
Desde já boa sorte! Fiz concurso para a rede municipal de Florianópolis –SC, mas não obtive boa classificação.
Mariana Cruz:
A seu pedido e a outros, estou providenciando um novo post com outra obra organizada pelo autor, em breve divulgo aqui o link.
Anônimo:
A seu pedido e a outros, estou providenciando um novo post com outra obra organizada pelo autor, justamente esse da “infância plural”! Em breve divulgo aqui o link nos comentários.
Maria Aparecida Melo:
A seu pedido e a outros, estou providenciando um novo post com outra obra organizada pelo autor, justamente esse da “infância plural”! Em breve divulgo aqui o link nos comentários.
Anônimo:
Olá, o site da editora é esse: http://www.editoramediacao.com.br/detalhes_livro.php?id=99
Talvez consigas comprar a obra por lá.
Anônimo:
Fico muito grata com o carinho e com o cuidado em retornares aqui para deixar teu post! Isso anima a prosseguir com a atualização deste espaço!
Anônimo:
Assim como Altino, também sou professora, mas ele trabalha com crianças pequenas e no momento estou com uma turma de anos iniciais. Outro fato em comum é que atuo em Florianópolis, no entanto na rede particular. A seu pedido e a outros, estou providenciando um novo post com outra obra organizada pelo autor, em breve divulgo aqui o link.
Anônimo:
Que ótimo receber seu entusiasmo! Espero que todos se contagiem também com ele ;)
Anônimo (Gabrielly) & maria Cláudia:
Como é bom saber que um post sérvio para que alguém se sentisse à vontade para questionar e que além disso, outra pessoa, que estuda o autor e sua concepção de educação tenha fornecido informações esclarecedoras sobre a "reprodução interpretativa". A criança reproduz de maneira interpretativa a cultura dos adultos. Em breve farei o post da obra que contém o conceito de reprodução interpretativa: "Infância Plural" organizado por Altino Martins.
Anônimo – Maria Cláudia (Professora de Esteio):
Altino José Martins Filho, além de organizar essa obra, também organizou "Infância Plural" (que em breve receberá um post nesse blog). Além disso, o autor tem diversos artigos publicados na revista pátio.
Anônimo:
Que ótimo receber seu retorno!
Anônimo – Maria Helena:
Estou providenciando um novo post com outra obra organizada pelo autor, justamente esse da “infância plural”! Em breve divulgo aqui o link nos comentários. Tenho outras bibliografias que favorecem as discussões sobre o cotidiano na educação infantil. Vou providenciar para os próximos posts.
20 de fevereiro de 2011 às 20:20
[NÃO COUBE TODA A RESPOSTA EM UM ÚNICO COMENTÁRIO, POR ISSO CONTINUO NESTE]
Anônimo - Marininha:
Que bom saber que gostasse do trabalho realizado para manter esse blog!
Anônimo - Vânia:
Colega pedagoga! Como é bom compartilhar com os amigos! Fico feliz com seu retorno!
A todas e todos agradeço os comentários, carinho e principalmente pelo contato, pois os comentários são imprescindíveis para o sucesso da comunicação entre os blogs e os visitantes! Fiquem à vontade para visitar por outros posts e para fazer novos comentários!
21 de fevereiro de 2011 às 10:14
Conforme prometido, segue o post com outra obra do autor, o link de outros artigos escritos por ele e também informações sobre ele no curriculo lattes:
http://encantamentosdaliteratura.blogspot.com/2011/02/infancia-plural-criancas-do-nosso-tempo.html
Até a próxima!
24 de fevereiro de 2011 às 18:39
e ai colega sou a MARIA HELENA obrigadão pela resposta, demorou mais veio tentei adquirir a obra Infância Plural, mas parece que está esgotada, poderías na condição de blogista tentar entrar em contato com a editora e pedir o relançamento da obra para nos, queremos fazer um grupo de estudo aqui em nossa cidade.
obrigado até
aguardo
24 de fevereiro de 2011 às 21:08
Olá Maria Helena!
Que bom recebê-la de volta!
Você já tentou comprar a obra em algum sebo?
O sebo virtual que geralmente compro (um site que reúne sebos de todos Brasil)tem 3 volumes da obra para vender. Basta fazer o cadastro, realizar a compra e em seguida o sebo entra em contato, para passar dados para o pagamento que tem o acrescimo do frete.
Confira lá as obras:
http://www.estantevirtual.com.br/q/crianca-pede-respeito
Beijones e ótima noite!
28 de fevereiro de 2011 às 12:00
que boa dica, vou fazer isto hoje mesmo.
a intenet facilita, não é mesmo...
agradeço e visitarei sempre seu blog, acessei os artigos do autor que vc postou, adorei mesmo.
valeu colega
volto logo aqui
maria helena
1 de março de 2011 às 11:26
querida colega, sou de POA e cheguei no seu blog, pois estava procurando um texto que fosse respeitoso as crianças. Comprei o livro pelo sebo e adorei, estou hoje aqui para lhe agradeçer pela informação e divulgação.
parabéns pelo blog...voltarei sempre
2 de março de 2011 às 17:34
amei o livro que vc indicou colega.
obrigado mesmo.
a leitura é prazerosa e com muitos exemplos da prática pedagógica.
mariano POA
11 de março de 2011 às 21:41
que legal seu blog, o livro que indicas é muito bom mesmo...
valeu colega
abraços
marcos
4 de abril de 2011 às 20:50
que legal seu blog e o livro que encontrei aqui, adorei
muito obrigado
acabei que escreve para o professor Altino
visite meu blog também Wilma de Paris
23 de abril de 2011 às 18:55
este é um excelente livro...também i e recomendo para quem gosta de respeitar as crianças...
abraços
Maria
29 de abril de 2011 às 10:26
concordo com todos os comentários a respeito do livro aqui recomendado, realmente é muito bom, já o li umas três vezes...a partir dele tento respeitar as crianças, como Altino José MArtins Filho tem defendido...
adorei
29 de abril de 2011 às 22:29
poxa que legal tanta gente se manifestando em favor da leitura do "criança pede respeito", realmente é uma excelente obra, eu também tenho, li e leio sempre, os dois artigos que mais gosto são do ALtino Martins e da Fernanda Tristão, também tem o da Katia Agostinho sobre o espaço é ótimo, um livro que vale muito apena comprar,pena que está com estoque limitado, queria dá de presente e não encontro mais, temos que pedir ao autor organizador para reeditar, vamos minha gente escrever para a mediação pedindo a reedição, já falei com Altino e ele disse que depende da editora em querer.
Gabriela com toda essa movimentação em seu blog poderias como autora e criadora mandar para a mediação estes comentários e pedir a reedição do livro.
Aguardo sua manifestação que espero ser positiva... vou falar para o Altino passar pelo seu blog sou amiga dele em Florianópolis só não sei se ele está no Brasil pois está terminando seu doutorado com estágio em Portugal...
abraços e aguardo sua resposta
Janaina de Fpolis
3 de maio de 2011 às 10:50
Também escrevi para a mediação pedindo a reedição do livro, ele é ótimo e trabalho com minhas alunas da Pedagogia.
Aguardamos mais reações, abraços Gabriela e parabéns pelo blog
Maria Ana
7 de maio de 2011 às 00:45
adorei o blog e a recomendação do livro, pelos comentários vou tentar comprá-lo
abraços
11 de maio de 2011 às 00:30
muito bom mesmo este livro
Marcia Fpolis
20 de maio de 2011 às 23:48
parabéns a todos adorei o livro...
já indiquei para vários amigos da área da educação infantil.
beijos colega
Carlos Henrique
27 de maio de 2011 às 15:29
que legal esta indicação, estou aqui em Porto e nem conhecia a obra, vou comprar.
abraços colega
23 de junho de 2011 às 01:43
também comprei o livro e adorei
valeu pessoal, vamos nessa na luta pela educação infantil
carlota RJ
26 de junho de 2011 às 01:08
adorei o livro, as indicações me motivaram a comprá-lo
obrigado
marcelina de MG
7 de setembro de 2011 às 11:55
muito bom o livro e seu blog
adorei a indicação, já havia ouvido uma paletra de Altino Martins na Anped em 2003.
obrigado
carla
Ceará
16 de setembro de 2011 às 08:05
Adorei ter chegado em seu blog
encontrei estes artigos que gostei muito
conheço o trabalho intelectual de altino martins
ele estuda as crianças pra valer
tenho tentado aplicar algumas de suas indicações na creche e tenho obtido muitos resultados significativos
criança pede respeito também é um livro que recomendo a todas as professoras
parabéns pelo blog
traz mais informações do autor, por favor
passarei por aqui logo...logo....
abraços
Camila de Novo Hamburgo
20 de setembro de 2011 às 20:55
gostei do livro
quero agradecer pela indicação
adorei seu blog
marquinhos
1 de outubro de 2011 às 23:05
feliz por ter aceitado sua indicação
parabéns pelo blog
o livro vai ser muito bom para pensar a minha prática
valeu
Vera
23 de outubro de 2011 às 16:28
Pessoal que acompanha este blog saiu o novo livro de Altino José Martins Filho - "Das pesquisas com crianças e complexidade da infância" pela Editora Autores Associados, está muito bom o livro, uma formidável coletânea de textos.
abraços
Maria Helena
23 de outubro de 2011 às 22:45
Olá!
Venho agradecer a sugestão de Maria Helena!
Fiz um post com as informações sobre a obra:
http://encantamentosdaliteratura.blogspot.com/2011/10/das-pesquisas-com-criancas-e.html
Também vou fazer o contato com a editora solicitando que estudem a possibilidade de nova edição/impressão dessa obra, para tantos pedidos que estão surgindo para adquirirem a mesma.
Aproveito para agradecer todos os acessos e posts e dizer que recebe-os e leio todos com carinho e muita emoção, pois manter um blog sempre requer investimento de tempo...
Fiquem sempre a disposição para exporem suas idéias, suas opiniões/gostos e recomendarem novos posts!
Até a próxima e ótima semana a todos!
13 de novembro de 2011 às 00:16
Fui procurar sobre o Altino e descobri muitas coisas na internet.
Ele é meu tio, e tenho muito orgulho.
Obrigado por todos os comentário positivos.
1 de fevereiro de 2012 às 10:22
adorei demais este livro indicado por você, voltei aqui, pois mais professores precisam ter acesso a este material.
Como diz Altino Martins: RESPEITAR AS CRIANÇAS EM UM CONTEXTO PLURAL É O DESAFIO PARA VIVER A INFÂNCIA...
Parabéns Colega
Clarisse
10 de abril de 2012 às 23:33
gostei muito de sua indicação
Livro excelente para professores da infância
Obrigado colega
Kátia SP
21 de outubro de 2012 às 23:43
Oi Gabriela, este livro de Altino Martins é muito bom mesmo adorei a leitura e indico também. Vi que você postou no facebook dele e ai me interessei por seu Blog. Gostei bastante e parabéns pela iniciativa de registrar. Altino Martins adora escrever né...menino para escrever bem, adoro todos os textos dele. Abraços.
Marcia Gomes
25 de outubro de 2012 às 23:34
Este livro é excelente, estou tentando comprá-lo mais não consigo encontrar em livrarias...Se alguém tiver para me vender...Abraços.
Maria das graças SP
26 de outubro de 2012 às 22:59
Vi o facebook de Altino a indicação de seu bolg então passei aqui para conhecer, adorei e parabéns Gabriela. realmente o livro é muito bom, eu amo...e também os artigos de Altino na internet são maravilhosas...abraços
Karla
Campinas SP
27 de outubro de 2012 às 17:44
Olá Maria das Graças!
Neste sebo virtual existem alguns exemplares desse livro para venda:
http://www.estantevirtual.com.br/q/crianca-pede-respeito
Espero que consigas adquirir essa obra!
Obrigada pela visita!
9 de novembro de 2012 às 14:55
Poxa este livro eu gosto muito e tem servido pra caramba no meu trabalho...Adoro a escrita de Altino Martins. Abraços Carlos professor de educação infantil...Gostei do blog colega.
9 de novembro de 2012 às 14:57
Obrigado Gabriela pela dica, já encontrei o livro sim...somente em sebo mesmo, não consegui o livro novo.
agradeço e parabéns pelo blog
Maria das Graças
12 de novembro de 2012 às 00:41
Oi colega, vi seu blog no faceebook de Altino Martins, adorei conhecer o trabalho dele,já mandei buscar os três livros dele tb. ouvi a palestra dele é como criar uma possibilidade para uma nova vida na instituição de EI.
Abraços
Margarida
Campinas