Cebolinha - A Fuga pelos Infinitos Gibis

CEBOLINHA E CASCÃO: HISTÓRIA BRINCA COM INTERTEXTUALIDADE

Cebolinha e Cascão são desenhados
em diferentes personagens dos quadrinhos,
como Calvin e Haroldo, Charlie Brown e Asterix

Há diferentes acepções para o termo “intertextualidade”. Duas delas: 1) diálogo explícito com outros textos; 2) diálogo estilístico com trabalhos de outros criadores.

Existem essas duas visões na história de abertura da edição deste mês da revista “Cebolinha” (Panini, [n.28] 68 págs., R$ 3,20). A narrativa é vivida por Cebolinha e Cascão. Eles usam um lápis mágico para entrar em outras realidades dos quadrinhos e das animações. É aí que surge a intertextualidade. A cada passagem, há um diálogo com outros personagens. Isso é percebido por meio do estilo do autor em questão, mostrado na forma como a dupla é desenhada.

Logo na primeira transição, Cebolinha e Cascão são redesenhados à forma e semelhança de personagens da tira cômica Snoopy. Inclusive com a tradicional casinha do cão. Novo salto e eles entram nas tiras de Calvin e Haroldo, mostrados no mesmo estilo do traço de Bill Watterson. E no dos Simpons. Dos Flintstones. De Asterix. De Luluzinha.

Em dado momento, a brincadeira é com eles próprios. Após uma das transições, adquirem o traço de como eram nas primeiras histórias desenhadas por Mauricio de Sousa. Seria uma forma de auto-intertextualidade. Caberia ao leitor acionar o baú mental de referências, o que pode interessar mais às crianças de ontem do que às de hoje.

A intertextualidade não é um recurso novo nas histórias criadas pelos Estúdios Mauricio de Sousa. É usada há décadas, em geral com bons resultados. O mesmo pode ser dito da metalinguagem, vista desde as primeiras tiras feitas pelo desenhista e empresário. É muito usada como gancho para piadas. Apesar de não ser novo, o instrumento pode render bem se usado com criatividade. “A Fuga pelos Infinitos Gibis”, nome dado à história intertextual, é um bom exemplo disso [...].

Por Paulo Ramos


Fonte: http://universofantastico.wordpress.com/2009/04/20/cebolinha-e-cascao-historia-brinca-com-intertextualidade/



Confira:
Download das imagens do gibi "Cebolinha - A Fuga pelos Infinitos Gibis" em:
http://www.4shared.com/get/100133580/93c5fa2b/Cebolinha_-_A_Fuga_pelos_Infin.html

Download do gibi "Cebolinha - A Fuga pelos Infinitos Gibis" em PDF:
http://www.4shared.com/document/gmOBhOZ8/Cebolinha_-_A_Fuga_pelos_Infin.html

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

1 Response to "Cebolinha - A Fuga pelos Infinitos Gibis"

  1. Anônimo Says:
    22 de fevereiro de 2013 às 05:04

    Woah! I'm really enjoying the template/theme of this website. It's simple,
    yet effective. A lot of times it's challenging to get that "perfect balance" between superb usability and appearance. I must say that you've done a great job with this.
    Also, the blog loads super quick for me on Opera.
    Superb Blog!

    Here is my web blog ... direct lender payday loans

Postar um comentário

Seja bem vindo!
Sempre que acessar o blog, deixe seu recado!
Ele é muito importante e também motiva nosso trabalho!
Obrigada pela visita!