Uma história atrapalhada - Gianni Rodari


Edição de 2003
Illustrada por Alessandro Sanna
Emme Edizioni

Edição de 2007
Ilustrada por Alessandro Sanna
Editora Biruta

Um dos jogos preferidos de Gianni Rodari — “errando as histórias” — faz Chapeuzinho trocar de roupas, ares e cores: é amarelo, é preto, é verde... Não, não, responde a voz de um ouvinte atento (é vermelho!), já começando a irritar-se com as rotas alternativas do contador de histórias. Neste livro, uma menina e seu avô (bem mais interessado em ler jornal que servir-lhe de “mamãe ganso”) entram em uma divertida disputa entre a possibilidade das novas histórias e a convenção: afinal, quem poderia imaginar a boa mãe de Chapeuzinho descascando batatas? Ou que a pequena Chapeuzinho Verde (ops!) possa encontrar uma girafa pelo caminho? Ou que o lobo venha só para perguntar uma conta de multiplicação?

O que vai mesmo sendo multiplicado é o diálogo com o passado, em um instável re-tecer da velha história que, quanto mais nega suas formas originais, mais a faz presente à mente da criança (ou do adulto). (...)

É exatamente da força do absurdo que uma nova ordem vai sendo proposta e já não importam os caminhos do passado da história, pois os sucessivos impactos também deslindam a tensão e a intenção de um desenvolvimento co-participativo da criança, aí inscrita no texto como a netinha do “distraído” avô, personagens que serão descobertos mais para o final do livro, pois a narrativa vai sendo apenas conduzida através de diálogos.

Com um destino diferente, Chapeuzinho toma o bonde elétrico, sobe três degraus e sai contente fazendo uma imensa bola de chiclete. Acho mesmo que é sabor hortelã para combinar com a refrescante idéia de Rodari — e, nas ilustrações, Alessandro Sanna faz um jogo de formas gráficas, com recortes de papéis pintados, sobreposições, pinceladas cheias de cor, traços simples e extremamente expressivos, num movimento plástico no branco-muito-branco das páginas abertas.


Fonte:http://www.dobrasdaleitura.com/vitrine/2008/05gr2.html

Confira:
Site da Editora:
http://www.editorabiruta.com.br/detalhe.php?id=53
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

2 Response to "Uma história atrapalhada - Gianni Rodari"

  1. Anônimo Says:
    24 de março de 2012 às 20:34

    amei a historia,gostaria de vr toda a letra.

  2. Anônimo Says:
    22 de fevereiro de 2013 às 04:57

    I comment each time I like a article on a website or
    if I have something to add to the conversation. It is triggered by
    the fire displayed in the post I browsed. And on this post "Uma hist�ria atrapalhada - Gianni Rodari".

    I was actually excited enough to drop a thought :
    ) I actually do have some questions for you if it's okay. Is it just me or do a few of these remarks appear like they are left by brain dead folks? :-P And, if you are writing on additional sites, I would like to follow everything fresh you have to post. Could you list all of your communal sites like your Facebook page, twitter feed, or linkedin profile?

    Also visit my blog ... check loan

Postar um comentário

Seja bem vindo!
Sempre que acessar o blog, deixe seu recado!
Ele é muito importante e também motiva nosso trabalho!
Obrigada pela visita!