Chapeuzinhos Coloridos - Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta

Ilustrada por Marilia Pirillo
Editora Objetiva

Sinopse:
E se o chapeuzinho de Chapeuzinho Vermelho não fosse vermelho? E se o Lobo fosse bonzinho? E se houvesse um romance entre o Caçador e a Mãe? E se tudo fosse um plano diabólico da Avó? Com uma mudancinha aqui e outra ali, os autores transformam uma história clássica em vários pontos de vistas, para crianças com as mais diferentes histórias e visões de mundo. Em Chapeuzinhos Coloridos a heroína pode ser uma menina que sonha em ser famosa, outra que é caçadora, ou ainda outra que adora comer (e seu prato preferido é bisteca de lobo). São seis meninas diferentes e divertidas, que convidam aos leitores a inventar a sua própria maneira de ir pela estrada à fora.

A primeira história do livro é de Chapeuzinho Azul, ela leva torta de amoras azuis para sua vovózinha. No meio do caminho encontra o Lobo, que sugere que ela colha miosótis azuis para sua vovózinha e com isso ele chega primeiro à casa da frágil velhinha. Lá a vovó o recebe com um tiro no peito e o coloca no forno. Quando a menina chega à casa da vó, faz as perguntas clássicas, que recebem novas respostas. Juntas e felizes elas se esbaldam comendo o lobo assado, depois vão tirar uma soneca e roncam tanto que um caçador chega até a casa e descobre que mataram um lobo que está em extinção. Por isso elas são presas e a história finaliza com todos felizes, pois depois de libertas vovó e netinha aprendem uma lição e o lobo é o único que não pode ter o final feliz.

A segunda história do livro é de Chapeuzinho cor de Abóbora, ela leva torta de abóbora com cobertura de chantili e uma cereja em cima para sua vovózinha. No meio do caminho encontra o Lobo, que sugere que ela vá pelo caminho mais longo, já que ele é cheio de árvores frutíferas e ela poderia comer as frutas e com isso ele chega primeiro à casa da magrinha velhinha. Lá ele come a vovó e quando a menina chega à casa da vó, faz as perguntas clássicas, que recebem novas respostas. Até que o Lobo a devora e vai tirar uma soneca e ronca tanto que um caçador chega até a casa e pensa em abri a barriga dele com uma tesoura, mas acaba também sendo devorado pelo Lobo. O Lobo que achou o caçador salgado pensou em comer a torta doce e logo depois lembrou de comer a cerejinha. A história finaliza com todos em pedaços para sempre, pois o Lobo explodiu de tanto comer e os autores nos trazem a lição que Chapeuzinho teriam aprendido se estivesse viva.


A terceira história do livro é de Chapeuzinho Verde (Verde-dólar), ela leva torta de limão para sua vovózinha. No meio do caminho encontra o Lobo, que sugere que ela vá pelo caminho mais longo, já que lá tem uma fonte onde as pessoas jogam moedas e com isso ele chega primeiro à casa da muquirana (mão de vaca) velhinha. Lá ele come a vovó e quando a menina chega à casa da vó, faz as perguntas clássicas, que recebem novas respostas. Até que o Lobo a devora e vai tirar uma soneca e ronca tanto que um caçador chega até a casa e pensa que poderia ficar rico, pois era um Lobo raro e por isso ele mata o Lobo com um tiro. Enquanto o caçador abria o Lobo para tirar sua pele, percebe que Chapeuzinho Verde e a vovó estão lá. Mas depois de negociar o preço de seu serviço (as jóias da avó e as moedas da menina) ele as tira de lá e assim a história é finalizada com uma moral.


A quarta história do livro é de Chapeuzinho Branco (até o momento, foi a que menos gostei, talvez por ser previsível), seu pai é falecido e ela leva suspiros para sua vovózinha. No meio do caminho encontra o Lobo, que sugere que ela vá pelo caminho mais longo, para que possa encontrar outras crianças, já que ela é uma menina triste e sozinha e com isso ele chega primeiro à casa da frágil velhinha. Lá ele come a vovó que nem se preocupou que seria devorada pois era muito triste vivendo sozinha e quando a menina chega à casa da vó, faz as perguntas clássicas, que recebem novas respostas. Até que o Lobo pensa em devorá-la mas ela diz o quanto é triste e os dois começam a chorar. Mas eles choram tanto que um caçador chega até a casa, mas a mãe de chapeuzinho chega junto. E advinha? Eles eram vizinhos de infância, retomam um grande e antigo amor. Eles fazem o Lobo "desengolir" a vovó, resolvem se casar, convidam a vovó para morar com eles, para que ela não se sinta mais sozinha. E o Lobo? Ah, ele pede para adotarem ele como lobo de estimação, pois estava cansado de ser um Lobo solitário. A história finaliza com uma lição que Chapeuzinho Branco aprendeu.

A quinta história do livro é de Chapeuzinho Lilás, e para manter sua fama de obediente e trabalhadora, ela leva revistas com fofocas para sua vovózinha. No meio do caminho encontra o Lobo, que sugere que ela vá pelo caminho mais longo, para colher lilases para sua avó e com isso ele chega primeiro à casa da velhinha fofoqueira. Lá ele bate à porta, mas se esconde quando a vovó vai atender e quando a menina chega à casa da vó, faz as perguntas clássicas, que recebem novas respostas da sua vovózinha. Elas passam a ler as revistas e acabam dormindo. O Lobo feliz por não ter devorado elas, fica observando-as. Mas acaba caindo no sono e dormindo entre as duas. Como ele estava com fome, a barriga dele começou a roncar tanto que um caçador chegou e conhecendo sua fama, resolveu matá-lo com a espinguarda. A história finaliza com todos famosos para sempre, menos o coitado do Lobo que morreu pela fama. Os autores nos trazem a lição que Chapeuzinho Lilás aprendeu, mas questionam o leitor sobre essa verdade.

A última história do livro é de Chapeuzinho Preto, ela leva jabuticabas para sua vovózinha. No meio do caminho encontra o Lobo, que sugere que ela vá pelo caminho mais longo, já que ele é cheio de flores chamadas sempre-vivas e com isso ele chega primeiro à casa da magrinha velhinha. Lá ele aperta a campanhia e a vovó ao atendê-lo diz que estava esperando por ele, assim ele come a vovó. Quando a menina chega à casa da vó, depois de demorar muito pelo caminho, faz as perguntas clássicas, mas perguntando para si própria diante do espelho, e ela mesma quem respondem novas respostas. Quando vê o Lobo ela pergunta quem ele é, e ele se identifica como Lobo dos lobos, mas conhecido como tempo. Os dois comem jabuticabas juntos e vão tirar uma soneca e ronca tanto que um caçador chega até a casa, atira no Lobo, mas não acerta nenhum. O Lobo pergunta se eles não podem ser amigos e o caçador argumenta que mais tarde ele acabará engolindo ele também. O Lobo diz que isso ainda vai demorar e assim todos ficaram felizes. A história finaliza com todos felizes e os autores nos trazem a lição que Chapeuzinho aprendeu.

Utilizei esse livro em sala com as crianças da minha turma de terceiro ano. O que chamou a atenção do grupo foram as diferentes músicas. Por isso, fiz uma cópia com as letras das músicas e com as imagens de cada chapeuzinho. O material didático que produzi, está disponível aqui.

Confira:
Blog da ilustradora:
http://www.mariliapirillo.com/2010/07/so-pra-me-exibir.html

Site da editora:
http://www.objetiva.com.br/livro_ficha.php?id=759


Livro em versão digital, disponível em:
https://pt.slideshare.net/GraaSousa/livrochapeuzihos-coloridos
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

38 Response to "Chapeuzinhos Coloridos - Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta"

  1. Camila Garoli Vilela says:
    2 de setembro de 2010 às 22:08

    Chapeuzinhos Coloridos!
    Li, gostei e recomendo!

  2. Gabriela de Amorim says:
    3 de setembro de 2010 às 10:13

    Olá Camila...

    Ainda não consegui ler este livro...
    Mas o encontrei em uma ida à livraria e pelo curto tempo pude apenas contemplar as belas ilustrações!

    É ótimo saber que você recomenda a leitura!

    Obrigadão pela visita e pelo comentário!
    Boa sexta-feira!

  3. Ingrid Sell Koerich says:
    22 de setembro de 2010 às 20:23

    Sabias que ias adorar!!!
    Foi uma compra bem sucedida então???
    bjin
    =D

  4. Gabriela de Amorim says:
    2 de outubro de 2010 às 12:45

    Oi Camila e Ingrid!

    Li o livro e adorei conhecer essas histórias. Elas têm pontos diferentes e pontos em comum (entre elas) e muitos detalhes que não contemplei no resumo que postei.

    As que não gostei muito foram as Chapeuzinhos Branco e Preto, mas também são diferentes e podem agradar outras pessoas.

    Enfim, recomendo a leitura do livro e já aproveito para agradecer a Ingrid pelo empréstimo!

    Beijos!

  5. Anônimo Says:
    22 de fevereiro de 2012 às 12:07

    legallllll! Adorei esse livro! RECOMENDO A TODOSSSS!
    DANILO
    10 ANOS

  6. emanuela Says:
    24 de março de 2012 às 19:35

    muito bom este livro minha professora esta lendo para a nossa turma espero que todos que lerem este livro gostem por que ele realmente é um livro muito bom

  7. Anônimo Says:
    11 de abril de 2012 às 21:43

    minha professora está lendo para nossa turma só falta a chapeuzinho preto

  8. Anônimo Says:
    11 de abril de 2012 às 21:44

    eu acho muito legal a historia da chapeuzinho coloridos

  9. Anônimo Says:
    12 de abril de 2012 às 16:20

    minha professora já leu a chapeuzinho preto e agora ela já leu todas agora nos vomos fazer uma produçao de texto

  10. Anônimo Says:
    20 de abril de 2012 às 18:17

    eu quero a historia da chapeuzinho branco

  11. Anônimo Says:
    26 de abril de 2012 às 19:22

    minha professora de leitura leu no dia 26 de abril de 2012, ela leu a historia da chapeuzinho cor de abobora eu adorei !!!
    beijos professora Mari.

  12. Anônimo Says:
    27 de abril de 2012 às 22:38

    MOSTRAR AO LEITOR,PRINCIPALMENTE PARA CRIANÇAS QUE
    UMA UNICA HISTÓRIA PODE SER VISTA DE MUITAS MANEIRAS,É SEM DÚVIDA INCENTIVAR O PENSAMENTO CRITICO,E ISSO FAZ TODA DIFERENÇA EM NOSSA SOCIEDADE.

  13. Anônimo Says:
    14 de maio de 2012 às 13:59

    Estou trabalhando esse livro com meus alunos do 3ª ano, eles estão amando!!!

  14. Anônimo Says:
    14 de maio de 2012 às 14:02

    Não estou cosneguindo ter acesso ao material didático. Clico em cima do endereço, mas não responde.

  15. Gabriela de Amorim says:
    14 de maio de 2012 às 20:15

    Olá Danilo!
    Que bom saber que gostasses do livro e que recomendas!

    Olá Emanuela!
    Sua professora está de parabéns, por trabalhar uma obra tão rica quanto essa!

    Olá Anônimos!
    Respondo a todos de uma só vez, pois não deixaram uma identificação:
    Fico muito feliz com os comentários, elogios a obra e por saber que tem sido trabalhada as diferentes versões, pois isso contribui para a constituição de uma escola crítica.
    Quanto ao link, eu atualizei, espero que consigam acessar!

    À todos,fica meu eterno agradecimento pelos acessos e mais ainda, pelos comentários. Quem gostou do blog, se puder segui-lo também me deixará muito feliz!

  16. Anônimo Says:
    29 de maio de 2012 às 13:51

    Ele é otimo mas o que eu recomendo também é chapeuzunho adormecida no pais das maravilhas é otimo,e o que o lobo falou das suas partes na historia chapeuzinho verde ?

  17. Anônimo Says:
    31 de maio de 2012 às 15:25

    Minha pofessora ela leu este livro hj na ecolaela leu cahapeuzinhos cpretos quer dizer todas

  18. Educação Infantil - Grupo V says:
    5 de junho de 2012 às 22:38

    Amei o seu blog. Descobri este livro recentemente e estou trabalhando com meus alunos de 4 anos. Não sei quem esta adorando mais, se eu ou eles. Dando uma olhada no seu blog não vi referencias a um livro que amei, o autor é Arden Druce, o titulo é Bruxa, Bruxa, Venha a minha festa. Este livro dá pano pras mangas com as crianças. Tem um trabalho realizado com este livro algum tempo atrás no blog LEITURA E ENCANTAMENTO (http://turmadealfae.blogspot.com.br/). Infelizmente este blog foi abandonado quando as crianças deixaram de ser meus alunos, mas foi um trabalho muito gostoso de ser feito.

  19. Anônimo Says:
    18 de junho de 2012 às 12:19

    Postei em meu blog a história em slaides, imagens de escanner, quem quiser dar uma olhada... (http://carmennyna.blogspot.com.br/ apenas ideias

  20. Gabriela de Amorim says:
    18 de junho de 2012 às 20:46

    Olá Anônimo (29 maio):
    O livro que você indica também está disponível neste blog:
    http://encantamentosdaliteratura.blogspot.com.br/2010/04/chapeuzinho-adormecida-no-pais-das.html

    Olá Anônimo (31 maio):
    Que ótimo saber que as professoras estão compartilhando obras tão boas quanto essa!

    Olá Educação Infantil:
    O livro que você comentou, também está disponível neste blog: http://encantamentosdaliteratura.blogspot.com.br/2009/05/bruxa-bruxa-venha-minha-festa-arden.html
    Visitei o blog de seus antigos alunos e adorei a ideia!

    Olá Carmem!
    Atualizei o post desta obra, colocando no fim dele o link para seu blog. Desde já, agradeço por compartilhar!

    A todos, agradeço pela visita, mais ainda pelos comentários! Espero que estejam sempre a vontade para deixar suas contribuições!

  21. Anônimo Says:
    22 de junho de 2012 às 22:55

    costo muito de see livro pois gostei mais e da chapéuzino preto

  22. Anônimo Says:
    28 de junho de 2012 às 11:15

    esta estoria foi muito legal! eu ja peguei esse livro na escola!!!!!!

  23. Irene Rodriigues Melo Says:
    22 de julho de 2012 às 17:35

    Fantástico o livro fiz um trabalho com alunos do 5º ano em uma escola estadual em Rondônia foi maior sucesso entre a galerinha e nós professores. Indico.
    Irene R. Melo

  24. Unknown says:
    1 de agosto de 2012 às 19:49

    a minha professora ta lendo esta estoria e ela ta na pagina de chapeuzinho branco agora ela vai para a pagina da chapeuzinho lilas

  25. Vanessa Torres Says:
    2 de agosto de 2012 às 13:49

    Ola frequento este site diariamente(1 vez por semana no minimo)e vou fazer uma peça de tetro n minha escola para o primeiro ano.E queria saber as falas do chapeuzinho azul,não sei se é possível você me mandar por e-mail???Mas se sim agradeço.Se sim me responde pelo blog que eu te paço meu e-mail.Bjs Vanessa Torres

  26. Gabriela de Amorim says:
    4 de agosto de 2012 às 11:18

    Olá! Respondendo aos comentários:

    Anônimo - 22 junho:
    Muito legal saber que gostasses da chapeuzinho preto, cada pessoa vai se identificando com uma das chapeuzinhos!

    Anônimo - 28 junho:
    É bom saber que as bibliotecas das escolas têm se atualizado, com a aquisição de novas obras literárias!

    Irene Rodriigues Melo:
    Que legal sua experiência com um quinto ano! Eu usei em 2011 com um terceiro ano e também foi sucesso! Isso é um grande estímulo para nós professoras!

    Tania tan:
    Sua professora com o mistério de cada chapeuzinho tem aproximado você da literatura infantil e isso é e será muito bom para sua vida!

    Vanessa Torres:
    Infelizmente eu não possuo o livro para digitar as falas da chapeuzinho azul e te enviar. Quando utilizei a obra, peguei emprestada de uma amiga, do blog http://memoriasdeguigui.blogspot.com.br/ quem sabe, você solicita uma ajuda para ela?

    A todas as visitas, o meu muito obrigada! Participem sempre que possível! Bom final de semana!

  27. Anônimo Says:
    12 de setembro de 2012 às 17:52

    minha professora ja leu e agente vai fazer a producao de texto

  28. Anônimo Says:
    28 de setembro de 2012 às 11:48

    essa historia e umaa das que eu mais gostei
    ata fiz a produçao de texto e tirei 10mb

  29. Anônimo Says:
    18 de outubro de 2012 às 19:44

    eu vou fazer um teatro do chapeuzinho branco,no dia 19 de outubro

  30. cintia says:
    18 de novembro de 2012 às 13:35

    no livro chapeuzinhos coloridos voces do blog não colocaram as musicas que ela canta ta mas fora isso a história esta certa !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  31. Anônimo Says:
    23 de fevereiro de 2013 às 00:41

    Do you have a spam problem on this website; I also am a blogger,
    and I was wanting to know your situation; many of us have developed some
    nice procedures and we are looking to exchange methods with other folks, be sure to shoot me an email if interested.


    my homepage - cash advance pittsburgh pa
    Also see my website > this site is useful

  32. Anônimo Says:
    23 de fevereiro de 2013 às 01:59

    Great information. Lucky me I found your website by chance (stumbleupon).
    I've saved it for later!

    Feel free to visit my blog post; recommended reading

  33. Anônimo Says:
    29 de março de 2013 às 23:47

    esse livro e muito bom mesmo eu ja li ele todo

  34. EMEF Jonas Alves de Souza says:
    29 de abril de 2013 às 16:48

    Olá
    Amei o seu post, parabéns.

  35. Unknown says:
    21 de maio de 2013 às 21:14

    AS PESSOAS QUANDO LEREM AS HISTÓRIAS PODERÃO TAMBÉM TRABALHAR VARIOS VALORES DENTRO DE FILOSOFIA COMO POR EXEMPLO QUANDE ELA CANTA NA HISTÓRIA DO CHAPEUZINHO VERDE QUE ELA É MESQUINHA E QUER A GRANA; QUANDO ELA CANTA QUE ELA É TADINHA E DESPROTEGIDA NA HISTÓRIA DO CHAPEUZINHO AZUL; NA HISTÓRIA CHAPEUZINHO AZUL, PODE SER TRABALHADO A GULA, PORQUE FALA QUE ELA ALMOÇOU E ESTA COM FOME; NO CHAPEZINHO BRANCO TRATA A TRISTEZA DE UMA CRIANÇA AO PERDER UM PAI; NO CHAPEUZINHO LILÁ ELA QUER SER FAMOSA, E NÃO QUER MAIS SER SOZINHA; E NO CHAPEUZINHO PRETO ELE FALA QUE A UNICA COISA QUE NÃO POEMOS VENCER É A MORTE... PESSOAL SE FIZEREM UM TRABALHO DESTE, E UMA LEITURA A PARTIR DESTE PONTO, COM CERTEZA FICARÁ MAIS RICO, POIS O MUNDO HOJE ESTA COM TODOS ESSES VALORES...
    EU JA TRABALHEI O CHAPEUZINHO VERDE , E AGORA ESTOU NO BRANCO, MEUS ALUNOS ADORARAM... BJ

  36. Maria Rosa says:
    21 de setembro de 2013 às 22:37

    Amei seu blog, parabéns!

  37. Unknown says:
    1 de setembro de 2014 às 20:38

    gostei

  38. Unknown says:
    1 de setembro de 2014 às 20:38

    sou directioner quem é?

Postar um comentário

Seja bem vindo!
Sempre que acessar o blog, deixe seu recado!
Ele é muito importante e também motiva nosso trabalho!
Obrigada pela visita!