Barba Azul - Edmund Dulac

Estas ilustrações são de 1919:
Nesta ilustração orientalizada para a história de Perrault, a mulher de Barba Azul, num belo vestido, entra numa gôndola com suntuosas almofadas (TATAR, 2004, p.149).

Nesta cena que mais lembra um harém, a mulher de Barba Azul e suas convidadas se regalam com os luxos do castelo (TATAR, 2004, p.150).

A mulher de Barba Azul fica paralisada de horror ao contemplar os cadáveres das esposas mortas de seu marido: o quarto escuro, iluminado pela luz que vem de trás da posta, contém a prova dos crimes de Barba Azul (TATAR, 2004, p.150).

Com as chaves jogadas no chão como um sinal de sua indignação, Barba Azul, usando um turbante enorme, está decidido a acrescentar esta oitava mulher à coleção que tem em sua câmara de horrores (TATAR, 2004, p.152).

Debruçada sobre a balaustrada, a mulher de Barba Azul não parece ter perdido de todo a esperança de que sua irmã, no alto da torre, aviste os irmãos que planejavam visitá-la neste dia (TATAR, 2004, p.155).

Empunhando uma cimitarra, Barba Azul ordena à mulher que desça para ser executada. As folhas secas nos galhos intensificam o aspecto de desolação no lugar em que a esposa deve ser assassinada (TATAR, 2004, p.155).

Com espadas ensaguentadas, os irmãos da mulher de Barba Azul perseguem-no escada abaixo e o matam. Na luta, Barba Azul perdeu seu turbante (TATAR, 2004, p.157).

As ilustrações estão disponíveis em: http://www.surlalunefairytales.com/illustrations/bluebeard/dulacblue1.html

Edição de 2004
Editora Jorge Zahar
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

0 Response to "Barba Azul - Edmund Dulac"

Postar um comentário

Seja bem vindo!
Sempre que acessar o blog, deixe seu recado!
Ele é muito importante e também motiva nosso trabalho!
Obrigada pela visita!