Estão mortas as fadas? - Marly Amarilha

Edição de 1997
Editora Vozes
Este Livro apresenta uma coletânea de textos derivados de pesquisas sobre a presença da literatura na escola. Discute a importância da leitura na formação cognitiva, lingüística, comunicativa e psicológica da criança. Argumenta, sugere e ilustra sobre a necessidade de implementar práticas pedagógicas prazerosas e regulares, como contar e ler os textos dos contos de fadas, para assegurar uma relação escolar bem-sucedida, visto que a leitura é ferramenta instrumental na cultura letrada. Baseia suas reflexões na estética da recepção que assegura papel de destaque ao leitor no processo comunicativo com o texto, fato ignorado na prática escolar que entende o texto como algo definitivo que não necessita da colaboração do leitor para se constituir em significativo. Analisa e demonstra o diálogo dos contos de fadas com as produções literárias contemporâneas como forma também de justificar sua presença na escola hoje.
O texto é indicado para professores de educação infantil, ensino fundamental e médio e alunos de Letras, Pedagogia, Psicologia, Ciências da Informação e Comunicação.

1- Silêncio: a hora da narrativa na escola

2- O lúdico na literatura: o caso da poesia

3- Imagens sim, palavras não,

4- Literatura infantil e prática pedagógica

5- Literatura infantil: por uma pedagogia do imaginário

6- Atribuindo significado ao texto: ¨o príncipe encantado¨

7- Leitura, literatura e memória

8- A criança e a ficção


Confira:
Site da autora:
http://www.ccsa.ufrn.br/ccsa/docente/marlyamar/publica.htm
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

2 Response to "Estão mortas as fadas? - Marly Amarilha"

  1. Seminário Educação e Leitura says:
    10 de agosto de 2010 10:24

    2º Circular

    Natal, 06 de agosto de 2010

    Estimados educadora e educador:



    É com renovado prazer que o convidamos a participar do 6º Seminário Educação e Leitura – Brasil: novas linguagens, novos leitores, a se realizar de 09 a 12 de novembro de 2010.

    O 6º SEL traz para debate as relações dos jovens leitores com as novas linguagens e o papel seminal que os educadores são convocados a desempenhar nesse contexto dinâmico.

    Contamos, como tem sido ao longo desses anos, com o prestígio de sua presença e a de seus colegas.

    Para informações detalhadas, acesso o site www.ccsa.ufrn.br/6sel.

    O site do evento, com todas as informações, deverá estar no ar a partir de 1º de julho deste.

    Desde já, anote na sua agenda:



    6º SEL – Brasil

    09 a 12 de novembro de 2010 - Hotel Praia Mar - Natal/ RN

    Inscrições na secretaria do evento de 1º a 30 de setembro de 2010.

    No site: de 1º de julho a 30 de setembro de 2010.





    Informações:

    UFRN - DEPED - Grupo de Pesquisa Ensino e Linguagem – 1º Andar, Sala 12 - Ala Velha

    Tel.: (84) 3215-3527 (pela manhã, exceto nas 3.ªs feiras)

    Home page: www.ccsa.ufrn.br/6sel

    E-mail: baseliteratura@yahoo.com.br

    E-mail: selufrn@gmail.com

    Horário: 8h às 16h de 2º a 6º feira


    Marly Amarilha
    Coordenadora do 6º SEL

  2. Gabriela de Amorim says:
    9 de fevereiro de 2011 15:39

    Olá Marly Amarilha!
    Li seu comentário assim que foi escrito e algum tempo depois ainda fiz um post sobre o Seminário:
    http://encantamentosdaliteratura.blogspot.com/2010/11/6-seminario-educacao-e-leitura-brasil.html

    Mas esqueci de voltar aqui e deixar um agradecimento pela divulgação do evento.
    Já aproveito para agradecer a visita e o comentário também. Os autores parecem tão longe, tão super heróis, e quando se fazem blogueiros como nós, ficam mais pertinho, mais calorosos aumentam a minha paixão pela literatura!
    Então, é isso qe tenho a fazer: agradecer pela visita e esperar que fiques à vontade para sempre navegar por outros posts e fazer novos comentários!
    Abraços!

Postar um comentário

Seja bem vindo!
Sempre que acessar o blog, deixe seu recado!
Ele é muito importante e também motiva nosso trabalho!
Obrigada pela visita!