Convergência das Mídias - Possibilidades da Web 2.0 na sala de aula

A prática de escrever sobre determinado tema sempre é um desafio. E o desafio de hoje está relacionado à Atividade Obrigatória (AO) da disciplina de Convergência de Mídias do curso de pós graduação do Instituto Federal de Santa Catarina, cujo tema é a Web 2.0 em sala de aula.
Este curso tem nos oferecido uma ampliação em nossa formação como professores, de modo que possamos pensar sobre os recursos da web 2.0, com o intuito de enriquecermos nossa prática diária. Essa disciplina teve seu diferencial ao nos apresentar a ferramenta do podcast, que pelo viés educativo tem a função de disseminar informações em forma de áudio. Além disso, a relação da AO com o uso de blogs nos permite compreender como explorar essa ferramenta que surgiu com a ideia de “diário de bordo”. A formação em questão, por meio de outras disciplinas, apresentou-nos outras possibilidades, como a exploração das redes sociais, Twitter, Facebook (reconhecendo a importância dos grupos dediscussões), Google Plus (ou Google +, pelo qual foi possível explorarmos o hangout) e a produção de nossa vídeo aula, com a qual exploramos nossas habilidades com gravação e edição, assim como a publicação no Youtube.
Todas as ferramentas citadas estão num amplo conjunto denominado web 2.0 que aliadas à outras ferramentas como Pinterest e Prezi, por exemplo, poderão ser exploradas em toda a sua potencialidade de modo a permitir uma maior interação de nossos alunos, com participação em tempo real, superando a tradicional centralização no papel do professor.
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

4 Response to "Convergência das Mídias - Possibilidades da Web 2.0 na sala de aula"

  1. Unknown says:
    23 de maio de 2014 às 15:18

    Olá Gabriela adorei seu Blog e sua interações através dos post . Parabéns!!!

  2. Unknown says:
    23 de maio de 2014 às 20:11

    Olá, Gabriela! Seu blog já era consistente e muito interessante, agora, acredito, ganhou uma "cara nova" com a inserção da convergência das mídias!! Excelente trabalho! Abraço.

  3. Unknown says:
    25 de maio de 2014 às 16:48

    Oii!
    Gabe, e não é que a web 2.0 já nos acompanha desde o início do curso mídias na educação?! Ótima sua colaboração quanto ao tema.

  4. Unknown says:
    25 de maio de 2014 às 20:34

    Oi, Gabi!
    Já era uma seguidora do seu blog, mas hoje é bom lembrar que mais uma etapa é finalizada.Como você disse conhecemos uma nova ferramenta, o desafio agora é inovar nossas práticas como docente.

Postar um comentário

Seja bem vindo!
Sempre que acessar o blog, deixe seu recado!
Ele é muito importante e também motiva nosso trabalho!
Obrigada pela visita!