Como ensinar Literatura Infantil - Maria Antonieta Antunes Cunha
Editora Bernardo Alves
Proposta:
A obra está dividida em sete unidades. Cada uma delas apresenta:
1. Noções sobre o tópico a ser estudado.
2. Estudo do texto.
3. Sugestões do trabalho (com questionário sugerido para aplicação em sala).
O texto foi dedicado a professores que atuariam nos anos iniciais do Ensino Fundamental – antigo Curso Normal – com o intuito de contribuir para a capacitação de alunas-mestras do curso de Formação de Docentes, despertando nas futuras professoras o gosto pela literatura infantil.
Estrutura:
Unidade I: Literatura Infantil – situação e extensão
Há três usos indevidos encontrados neste tipo de literatura:
- Incorrer no uso de linguagem próxima às falas das crianças, utilizando-se dos erros infantis e sendo muito simplista até mesmo aos olhos do pequeno leitor.
- Uso de linguagem rebuscada, que não pode ser compreendida pela criança.
- Tom moralizador, de intuito educativo. O que cativa a criança na literatura não é a finalidade da escrita, mas o percurso de leitura. A moral é elemento constitutivo do texto infantil, porém, deve ser apenas sugerida, para que a criança assimile o conceito espontaneamente.
Textos apresentados na seção para estudo: “Plantero” der Juan Ramón Jiménez, “Patinho feio” de Andersen, “Inquietações de Robinson Crusoé” de Daniel Defoe. Cada texto é seguido de questionamento para reflexão.
Unidade II: Características da boa obra para crianças
Elementos que devem estar presentes nos textos para crianças:
1- Imaginação.
2- Dramatismo e movimentação.
3- Concisão (“boa técnica de desenvolvimento”).
4- Qualidade estética (“qualidade da forma”).
5- Rapidez da ação.
Textos apresentados na seção para estudo: “Pinocchio”- Carlo Collodi; “As fabulosas memórias da Emília”- Monteiro Lobato; “O país ideal” – Graciliano Ramos.
Na seção “Sugestões de trabalhos”. A autora finaliza os capítulos I e II sugerindo uma “ficha de livro” para trabalhar com o aluno. O segundo item da seção é “Estudos de textos, feito pelos alunos”, apresentando mais uma proposta de trabalho com o aluno.
Unidade III: Funções da Literatura Infantil
“Educar, instruir e distrair” são as finalidades mais abrangentes desta literatura. A distração é a mais importante das três, sendo o que a torna literatura. Deve-se estar atento às etapas de educação e instrução das crianças, a fim de que se proporcione o desenvolvimento da sensibilidade e da criticidade.
Textos apresentados na seção para estudo: “O magnífico caiador” – Mark Twain; “A menina do leite” – Monteiro Lobato; “O Brasil em 1889” – Graciliano Ramos.
Unidade IV: Adequação do livro à idade da criança
Evolução psicológica da criança:
1ª fase: 3/4 a 7/8 anos – fase do mito. Literatura indicada: contos de fadas, lendas, fábulas.
2ª fase: 7/8 a 11/12 anos – fase “ronbinsonismo”, caracterizada pelo conhecimento da realidade. Literatura indicada: romance de aventura, relatos históricos (textos em tom verídico).
3ª fase: 11/12 à adolescência – fase do pensamento racional. Literatura indicada: romântica, revistas.
Unidade V: O teatro para crianças
O teatro é um meio de acesso à cultura e educação.
1- Joy Arruda: expectativa do que está para acontecer encanta os pequenos leitores e justifica a predileção deles por filmes e histórias em série.
2- Bárbara Vasconcelos: o teatro contribui para o desenvolvimento da leitura, da pronúncia, memória e senso artístico e crítico, além de proporcionar a socialização. A dramatização permite a atividade coletiva, levando a criança a reconhecer seu próprio trabalho, o trabalho do outro e a emitir julgamento de ambos.
Características das peças infantis: a) exposição da peça: circunstâncias e antecedentes; b) caracterização das personagens: direta ou indireta; c) articulação dos atos, que deve apresentar eixo de interesse e ainda criar expectativa para o ato seguinte. Peças infantis de um único ato justificam-se pela intenção de não cansar a criança; d) cenas principais, indispensáveis à ação dramática, com supremacia da intriga.
3- Júlio Gouveia: elementos que se destacam no teatro são também o conflito bem traçado, a moralidade sugerida, os diálogos simples e curtos promovendo maior movimentação na peça; a comicidade, levando em consideração a identificação da criança com a personagem, evitando, porém, a ironia e o trocadilho, difíceis de serem notados pelo público infantil.
Sugestão de gênero teatral por faixa etária:
1ª fase: 3/4 a 7/8 anos – pantominas e folclore.
2ª fase: 7/8 a 11/12 anos – peças mais próximas do mundo real.
3ª fase: 11/12 à adolescência – adaptações de obras clássicas.
Textos apresentados na seção para estudo: “A bruxinha que era boa” – Maria Clara Machado; “Pluft, o fantasminha” - Maria Clara Machado; “O circo de bonecos” – Oscar Von Pfuhl.
Unidade VI – Poesia para crianças
A poesia envolve imagem, fantasia e sensibilidade como o mundo infantil. O ritmo e a rima facilitam a memorização e satisfazem o gosto infantil. Poemas conceituosos ou moralizantes não encantam o público infantil. A linguagem deve ser simples. Destaca-se como obra poética para crianças, o livro de Henriqueta Lisboa, Antologia poética para a infância e a juventude.
Poemas apresentados na seção para estudo: “bolhas” – Cecília Meireles; “Tempestade” – Henriqueta Lisboa; “As meninas” – Cecília Meireles.
Unidade VII – Folclore – sua utilização na escola
1- Édison Carneiro: o folclore encontra-se nas camadas populares da sociedade, no modo de pensar e agir.
2- Luis Câmara Cascudo: em um agrupamento humano haverá duas origens para o conhecimento. A oficial, sistematizada, dos colégios, e a não oficial, transmitida de geração para geração, que não obedece a um sistema, caracterizando o folclore.
Manifestações folclóricas:
- Literatura oral: lendas, poemas, provérbios, entre outros.
- Crendices e superstições.
- Lúdica: danças, autos, jogos, cortejos, teatro de bonecos, festas tradicionais.
- Artes e técnicas.
- Música.
- Usos e costumes: caça e pesca, medicina popular, casamento, entre outros.
- Linguagem popular.
Proposta de Édison Carneiro para o estudo do folclore adaptada para o ensino primário: a) inserção no ensino de língua materna e estrangeira, na matemática, na geografia e na história; b) ensino de técnicas e artes populares da região; c) apresentação de folguedos; d) interpretação de personagens, danças folclóricas.
Textos apresentados na seção para estudo: “Blau Nunes” – Simões Lopes Neto; “Trezentas onças” - Simões Lopes Neto.
Fonte: www.faficp.br/dirposgrad/crelit/fcm/docs/fcm04.doc
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Como Ensinar Literatura Infantil. São Paulo: Editora Bernardo Álvares, 1968.
16 de maio de 2011 às 14:43
adorei foi ótimo o texto.
26 de agosto de 2011 às 20:12
como baixar o livro
26 de agosto de 2011 às 20:22
Olá Anônimos!
Fico muito grata ao receber os comentários!
Trata-se realmente de uma ótima obra!
Infelizmente não encontramos a versão dela em formato digital.
Mas caso encontrem, por favor, compartilhem conosco!
O que sugiro é a procura da obra, num sebo virtual, que quando verifiquei, disponibilizava obras a partir de R$3,00. Confiram neste link:
http://www.estantevirtual.com.br/mod_perl/busca.cgi?pchave=%22Como+ensinar+Literatura+Infantil+-+Maria+Antonieta+Antunes+Cunha&alvo=autor+ou+titulo
Fico a disposição!
30 de agosto de 2011 às 13:26
como baixo esse livro?
30 de agosto de 2011 às 20:46
Olá Anônimo!
Conforme comentei no comentário acima do seu:
"Infelizmente não encontramos a versão dela em formato digital."
11 de julho de 2012 às 15:39
AMEI!
Obrigada!
Flávia
(selecoes@msn.com)