Alice que não foi ao país das maravilhas: a leitura crítica na sala de aula - Marly Amarilha
O leitor deste livro é convidado a refletir sobre aspectos da complexa dinâmica da educaçâo leitora. As pesquisas que orientam cada um dos artigos aqui reunidos assinalam a variedade de fontes, siguaçôes e materiais que transitam na sociedade e influenciam a maneira como se lê e como se educa para e pela leitura. Os artigos iniciam focalizando a relaçâo da leitura da literatura na escola, o papel desafiador do professor e as respostas instigantes que os aprendizes podem dar à experiência de fer ficçâo. A própria literatura como território transdisciplinar provocou as investigaçôes que abordam as histórias em quadrinhos, a charge, as imagens de leitura em ilustraçôes dos livros para a infância que revelam segredos sociais. Cada artigo estabelece relaçâo entre conhecimento acadêmico e a prática cotidiana na sala de aula, evidenciando a necessária ponte entre pesquisa e açâo docente.
Fonte: http://sedll.org/es/publicaciones.php?a=2006
Belo, desafiador e oportuno o projeto apresentado pela professora e pesquisadora Marly Amarilha: “reafirmo o desejo de que estudos desenvolvidos na academia cheguem aos professores de maneira a subsidiar sua jornada cotidiana em sala de aula”.
No Brasil, não descobrimos ainda, na extensão necessária, o poder explosivo da articulação dinâmica dos saberes acadêmico e profissional. Condição indispensável de transformação e avanço cultural e social, num mundo cada vez mais complexo, a aproximação pretendida rende frutos magníficos quando conduzida com o discernimento, talento e seriedade que marcam o percurso da professora da UFRN. Interagindo sem meios-termos nem paternalismos com o terreno vivo e fértil da Educação, a pesquisadora coloca-nos questões novas e essenciais envolvendo a formação de leitores, bem como os caminhos da literatura e da cultura em nosso país. Os ensinamentos interessam a uma gama variada de professores e estudantes, especialmente das áreas de Educação, Letras, Psicologia, Comunicações e Biblioteconomia, dentre outros. Mas interessam também a todos aqueles que se preocupam com os destinos do nosso país. Na realidade, resultantes de anos de pesquisa sistemática, os textos aqui reunidos, não só alimentam com olhares novos a teoria e prática da leitura e da literatura na escola, como recolocam de modo novo e instigante a problemática das relações entre Conhecimento e Sociedade, no Brasil, abrindo espaço para práticas educativas renovadas, como também para a redefinição da ordem dos saberes vigente entre nós. Nos trabalhos da Profa. Amarilha, a ciência dialoga - e aprende! - com a sociedade e não se sobrepõe a ela. Por outro lado, não se submete, não se banaliza nem abre mão do rigor para se fazer compreender. Um jogo e tanto para nós leitores! A leitura oferecida nos coloca em risco, como acontece sempre que inteligência e sensibilidade se aliam em favor do aperfeiçoamento social e pessoal.
Edmir Perrotti
Escola de Comunicações e Artes
Universidade de São Paulo
0 Response to "Alice que não foi ao país das maravilhas: a leitura crítica na sala de aula - Marly Amarilha"
Postar um comentário
Seja bem vindo!
Sempre que acessar o blog, deixe seu recado!
Ele é muito importante e também motiva nosso trabalho!
Obrigada pela visita!